fbpx

Ilhas da região

AS ILHAS

No horizonte da paisagem de Boiçucanga sobressai o perfil dos dois montes que se erguem como se fossem duas ilhas – de onde o nome de uma das mais aprazíveis ilhas de nosso litoral. Suas duas praias de águas tranquilas e transparentes e areia branca. São ideais para se desfrutar um dia de lazer com as crianças e a família.
E os que experimentam um mergulho nunca deixam de se encantar com a beleza e a riqueza da flora e da fauna marinhas.

 

ILHA DAS COUVES

Não possui praia, apenas um pequeno porto de pedras, próximo ao local onde residem algumas famílias. É ideal para quem gosta de praticar snorkeling. Os pescadores são atraídos pelas variadas espécies de peixes que vivem nessa área, como garoupa, badejo e sargo.

ILHA DOS GATOS

Antigas histórias envolvem em mistério a ilha dos Gatos, a mais próxima da praia de Boiçucanga. Em seu topo, a exuberante vegetação dominou os escombros da mansão construída em meados do século passado, como refúgio da família Rockfeller. A praia de tombo que dá acesso à ilha foi criada artificialmente, pela explosão das pedras costeiras para uso na construção da mansão. O chão da pequena praia é recoberto por um espesso tapete de conchas quebradas. Embora nem sempre tranqüilas, as águas muito límpidas permitem uma boa visão do fundo, atração especial para os amantes da natureza e, particularmente, para os praticantes de snorkeling.

MONTÃO DE TRIGO

Quando o dia está limpo, a ilha Montão de Trigo chama a atenção na paisagem que se avista da praia de Boiçucanga, pelo característico formato de monte que lhe valeu o nome. O difícil acesso a essa ilha vulcânica cercada de rochas, sem nenhuma praia, contribuiu para preservar a beleza de sua mata atlântica banhada por águas límpidas e profundas.
Até hoje não conta com energia elétrica e é habitada por uma pequena comunidade que vive de pesca e artesanato, em relativo isolamento do continente – as condições do mar podem impedir os moradores de sair durante semanas. A limpidez das águas e as fracas correntes marinhas tornam o mar circundante ideal para diferentes modalidades de mergulho. Multiplicam-se a seu redor as tocas e grutas habitadas por belíssimas espécies marinhas.